TOP 5 - FATOS CURIOSOS DA HISTÓRIA

Neil Armstrong, Lua, 1969.


1. DE PARIS À LUA

Quando Santos Dumont levantou voo com seu 14-Bis no campo de Bagatelle, nos arredores de Paris, em 1906, nem o cientista mais visionário acreditaria que em 1969, apenas 63 anos depois, o homem chegaria a Lua à bordo de um foguete espacial: o Apollo 11.  Mas apesar dos americanos terem ido e voltado a Lua 5 vezes, muita gente ainda insiste que foi tudo mentira. Isso em uma época em que os russos tinham espiões por todos os lados e a URSS adoraria desmascarar a América capitalista.





2. A PESTE NEGRA

A epidemia de peste bubônica que assolou a Europa no século XIV matou entre 25 e 75 milhões de pessoas na época. Em termos atuais isso significaria que se você tem 10 amigos, entre 3 e 5 estariam mortos.  Em uma Europa assolada pela imundície e pela falta de higiene pessoal (a Igreja desaconselhava o banho), o terreno era fértil para a proliferação de centenas de milhões de ratos- pretos, os hospedeiros da pulgas que picavam os humanos e transmitiam a bactéria Yersinia Pestis, responsável pela doença. Ironicamente, crendices populares e religiosas de que o gato tinha conexão com o Diabo, fizeram com que os únicos animais capazes de controlar a peste comendo os ratos fossem mortos aos milhares, aumentando ainda mais a disseminação da doença. Se você acha isso trágico mas engraçado, saiba que muitas pessoas ainda hoje recusam tratamento médico, medicamentos e transfusão de sangue por conta de suas crenças religiosas. O que acontece com elas? Em geral ficam mais doentes e morrer. Como antigamente. 





3. O MASSACRE DO POVO PARAGUAIO

A Guerra do Paraguai, que ocorreu entre 1864 e 1870, Brasil, Argentina e Uruguai juntaram forças contra o ditador Solano Lopez. Ele havia invadido e tomado parte do território brasileiro e argentino. Por conta disso, a Tríplice Aliança formada pelos três países, com ajuda da Inglaterra, acabou dizimando 2/3 da população masculina do Paraguai, sobrando principalmente meninos e velhos. Solano Lopes foi morto em 1870 em uma batalha em Cerro Cora. De uma população de 800 mil pessoas, sobraram apenas 200 mil pessoas. Na época o Paraguai era a nação mais próspera da América Latina e a única independente da Inglaterra. Por esse motivo a Inglaterra ajudou a Tríplice Aliança, pois era de seu interesse enfraquecer o Paraguai e manter endividados o maior número possível de países no continente sul-americano. Com a indústria arrasada e a maior parte da população morta, o Paraguai jamais se recuperou política e economicamente. 





4. A ORIGEM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A Primeira Guerra Mundial acabou em 1919, com a assinatura do Tratado de Versalhes.  O Tratado estipulava a perda de territórios e uma multa de 33 milhões de dólares (quase 500 milhões em valore atuais). Apesar de parecer pouco, junte-se a isso juros, escassez de alimentos, aumento de doenças e a morte de 15% da população masculina ativa e temos os ingredientes para um povo humilhado e rancoroso. Isso levou ao fim da República de Weimar, uma inflação absurda e ao nascimento do Nacional-Socialismo, mais conhecido como Nazismo. Em tempos de crises econômicos, a população tende a se voltar para quem propõe ideias nacionalistas, patrióticas e soluções mágicas. Hitler foi o porta-voz principal desse movimento político que culminaria na Segunda Guerra Mundial e mais dezenas de milhões de mortes em todo o mundo. Como estamos condenados a repetir a história, algumas potências atuais continuam humilhando e empobrecendo outros países, criando terreno fértil para o nascimento de mais movimentos fascistas e terroristas.





5. A PRIMEIRA MULHER NEGRA A VOAR

Bessie Coleman (1892 - 1926) era a 13ª filha de um índio Cherokee e sua mulher negra. Graças aos pais conseguiu concluir seu parte de seus estudos em uma escola da Igreja Batista. Passou a se interessar por aviação aos 23 anos, mas sabia que o racismo era uma barreira para sua etnia nesse campo. Como sabia falar francês, foi para a França e entrou para um centro de formação de pilotos que era pró-ativo em questões raciais na época. Habilitada a pilotar, mas ainda enfrentando o racismo em seu país natal, Bessie conseguiu emprego apenas em exibições áreas. Algo muito comum na época, mas igualmente perigoso. Em um fatídico voo teste, seu aeroplano ficou em posição invertida e Bessie, sem cinto de segurança, caiu para a morte.
  


Comentários

Postagens mais visitadas